Sou Educador… Educador de infância… uma profissão… como outra… ou então, não!

Diariamente somos tantas profissões, que não é qualquer um que as entende.

Quando chegam à escola, logo de manhã, chegam bem, vêm alegres e divertidos, passam para os meus braços, sou cuidador.

Após os receber, como um verdadeiro porteiro, dedico-me a centrar a minha atenção, de vigilante, naqueles pequenos que brincam de forma enérgica e envolvida. Empilham blocos e fazem construções. Eu apenas me torno num engenheiro civil, que controla o esforço daqueles trabalhadores em seguir o plano que, inicialmente, tinha sido definido, torno-me companheiro de construção.

Quando é hora de lanchar, o lanche da manhã, depressa abro uma pequena banca de distribuição de alimentos, tendo ao seu dispor fruta ou pão e a água, e, um a um, compram a sua comida, que os saciará e os acalmará por breves momentos.

Arrancam, novamente, a toda pressa para as suas brincadeiras. Os carros começam a andar a toda a velocidade pela sala, guiados por dois condutores que não respeitam os peões que por ali passeiam. Eu, polícia, alerto para a velocidade e peço para que abrandem, para não ter de lhes passar uma multa pesada, que poderá vir a pesar no seu orçamento familiar.

Mas, no meio de tantas profissões existem algumas que se destacam, psicólogos, que de forma atenta observamos cada criança, cada comportamento e tentamos ajudá-las a estar bem e a sentirem-se incluídos neste grupo de cidadãos. E que cruzadas com a nossa verdadeira profissão tornamos cada momento de dificuldade uma oportunidade! Porque essa é a nossa intenção tornar oportunidades, verdadeiros momentos de aprendizagens! 

Atenção, profissões à parte…

Há choro na sala. Quando um dos cavalos, montado por um cavaleiro, seguia a toda a velocidade, pisou um dedo que estava assente no chão. O alarme soou, aquela pequena garganta, torna-se num sinal sonoro estrondoso e faz com que eu, cuidador, porteiro, vigilante, engenheiro civil, distribuidor de alimentos, polícia, psicólogo… e finalmente, médico (uma das profissões que se destacam), me dirija a toda a pressa para tratar daquele pequeno ferido, que chora de um modo aflito, na ânsia de ser ajudado e curado por mim. Já ao colo e aninhado, começa a ficar tranquilo e, após um exame exaustivo, ao estado da vítima, o diagnóstico é simples, um pequeno dedo magoado, mas com uma medicação fácil de prescrever: água fria e um beijinho no local magoado, o choro acalmou, a dor passou e desce do colo.

Pelo seu próprio pé, segue tranquilo para retomar o que iniciou.

Iniciamos os nossos dias enquanto educadores e assim somos durante todo o tempo! Só temos de ter os cuidados mais alargados, e o que parecem ser outras profissões vividas ao longo do dia, não são mais do que as nossas competências enquanto educadores: agentes que promovem o bem-estar das crianças, que asseguram o direito ao brincar, à relação, a manter o interesse por aquilo que desejam fazer, o direito de serem escutados!

Existe mais alguma profissão, em que tenhamos de ser tudo isto, e muito mais, ao mesmo tempo?

Não! 
Sou Educador... 
Sou Educador de infância… uma profissão… como outra… ou então, não!


#umacaixacheiadenada


Rui

Comentários

  1. Partilho a mesma paixão e orgulho por esta nossa profissão! Continue a dar-se desse jeito!

    ResponderEliminar
  2. Não é uma profissão qualquer, mas é sem dúvida, uma das que muito admiro e respeito e na minha modesta opinião, deveria ser melhor reconhecida monetariamente, se é que me faço entender.
    São a base de um longo percurso, e tal como é do conhecimento da maioria, só com boas bases se faz grandes “obras”!!!
    Nesta profissão só é bom quem de facto gosta daquilo que faz e é preciso gostar mesmo.
    Da minha parte, sobre todos os que conheci, através das minhas filhas, só tenho bem a dizer e muito a agradecer. Obrigada!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bela, de facto, a profissão que abraçamos todos os dias, é extremamente importante. Além de sabermos o que fazemos, sabemos que contribui em grande medida para ao início de formação e construção da personalidade. Uma profissão que traz simplicidade através da valorização das crianças , no sentido de nos tornarmos sensíveis aos seus interesses, e revelarmos a capacidade para escutar as pistas diárias que dão!
      Obrigado pelo seu comentário, e por permitir encher esta caixa cheia de nada!

      Eliminar
    2. Carolina (educadora)10 de junho de 2018 às 01:19

      É verdade...muita burocracia...mas ao fim do dia a recompensa é sempre muito boa. Dizem que as crianças são o melhor do mundo...não é fantástico fazerem parte do nosso mundo?
      Obrigado pela partilha

      Eliminar
  3. Sou educadora por paixão, tenho todos os dias abraços e beijinhos, ternura e carinho para dar e receber, onde mais isso acontece? Mas somos muito mais como tu dizes Rui, às vezes digo que eles me "sugam" a alma!!! E eu adoro

    ResponderEliminar
  4. Ainda falta profissões relacionadas com a arte: Musica.. teatro...dançarino...desenhador...Temos de ser verdadeiros artistas! Bj para os colegas!!

    ResponderEliminar
  5. Que bonito texto Rui. Obrigada por enaltecer aquela profissão que trago ao peito há 17 anos. Bem haja

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

“A minha mãe comprou-me livros para aprender as letras”

Assistentes operacionais, mais do que um termo, uma profissão.

Grupos de WhatsApp de pais, um obstáculo ou uma potencialidade?